Casar na praia, uma tendência em crescimento


Nós, portugueses, somos naturalmente um povo ligado ao mar e à praia. 

Num país onde metade da sua fronteira é banhada pelo mar, desde que nascemos que nos é familiar o cheiro a maresia, o barulho ao longe das marés, a textura dos cabelos secos e salgados depois de um mergulho, o sentir da areia nos pés a queimar num dia solarengo de agosto. Praia enche-nos a alma e o coração, e muitos de nós têm realmente uma ligação especial a este tipo de lugar. E a verdade, é que é cada vez maior a tendência para casamentos na praia, nomeadamente em países como o nosso Portugal. Pode não ser fácil a aquisição de autorizações para tal, mas o resultado pode ser muito compensador. 



1. Respirar romance

Quantas histórias de amor não começaram numa praia? Quantos pôr-do-sol já partilhámos com a nossa cara metade? ou mesmo de noite, quem nunca deu um mergulho noturno no mar ou um passeio iluminado por uma lua cheia? Ah… e aquela chuva de estrelas deitados na areia? Quem diz que casar na praia não é romântico, é porque realmente não conhece o seu potencial.


2. Conforto: Adeus sapatos altos, olá chinelos 

Casar na praia é quase sinónimo de casar descalço, ou para muitos, casar com um belo par de havaianas. Adeus dores sem fim de usar sapatos altos por horas a fio; Adeus sapatos suplentes para substituir os que só conseguimos usar por 2 minutos seguidos; adeus desconforto. Casar na praia é sem dúvida significado de casar confortável.

3. Uma vista única

É podermos casar com vista privilegiada. Escolhendo um bom lugar, uma boa praia, numa boa hora, é fácil que este dia fique registado com um pôr-do-sol sobre o mar infinito.

4. Casamento intimista

Por questões logísticas, costuma ser um casamento de menor número de convidados, sendo muitas vezes uma cerimónia mais intimista, ou como se tem tornado moda: só a dois (elopement). Estando ainda a atravessar-se uma pandemia, ou mesmo apenas para os mais tímidos e românticos, é um lugar muitas vezes ideal para tal acontecimento.

5. Banda Sonora gratuita

Nada como ditar os votos do nosso casamento ao nosso/a mais que tudo com o som do mar de fundo, quase como que embalados pelas ondas. Casar na praia é ter banda sonora gratuita e exclusiva.

6. Fotografias únicas

Um lugar único é metade do caminho feito para ficarmos com fotografias únicas. Nada como fotografias com aquela luz dourada a desaparecer no horizonte atrás de todo um oceano. 


7. Amor e uma cabana


Casar na praia também pode ser significado de casar dentro de casa a beira mar. São muitas as praias com algumas soluções para tal, deixo a sugestão da Praia da Cornélia localizada na Costa da Caparica, onde através da plataforma Airbnb, facilmente alugam uma casa privada para esta solução.


Concluindo, para os mais atrevidos e românticos, é sem dúvida uma solução muito recomendada, nomeadamente vivendo num país como o nosso, com praias de perder a vista e arribas majestosas, resultando num registo digno de postal de férias. É uma opção muito procurada como wedding destination, e deixo assim um curto video de um casamento efectuado no passado ano, da Patrícia e do Hugo, na Praia da Rainha na Costa da Caparica para vos deixar verdadeiramente inspirados.