É conhecido por quase todos os noivos e casados, a tradição de “atirar arroz aos noivos” na saída da cerimónia. Mas de onde vem esta ideia?!

O simbolismo disso, segundo averiguei, começou no tempo dos romanos, onde se lançava trigo para atrair fertilidade ao casal. Mais tarde começou o arroz a ser sinónimo disso, pela sua vasta produção, e assim já nessa altura se abençoava os casais, atirando-se os bagos do arroz por cima deles, para demonstrar os votos de prosperidade!

Bom, facto é, que há os convidados que atiram o arroz simplesmente de forma “simbólica” e tudo bem!

E depois há os que despejam de forma dolorosa kilos de bagos por cima dos noivos, como quem vai fazer um arroz doce para 1500 pessoas, como aconteceu este ano neste casamento no Seixal!

Acho que esta malta levou demasiado a sério a questão da fertilidade, não concordam?

Mas é verdade, as fotos “do arroz” resultam nestas molduras incríveis, em fotografias cheias de energia, e por vezes bastante engraçadas! É raro ficar mal uma fotografia deste momento.

Apesar de todo este simbolismo bonito, hoje em dia muitos noivos trocam o arroz por outras alternativas (menos difíceis de eliminar do chão, facto), como por exemplo pétalas , confetis, folhas de oliveira, bolhas de sabão, fitas e até fumo colorido. Será a mesma coisa?

Bom… para nós fotógrafos, o interesse visual mantém-se sempre, mas eu pessoalmente continuo a amar a mancha visual do arroz em redor dos noivos, o mesmo possivelmente, não acharão os próprios assim tão engraçado!